GUIMARAMUS programa corrido 01 

 

NOTA PRÉVIA

O GuimaraMus2018 - Pensar a Música é uma iniciativa da Sociedade Musical de Guimarães (SMG), através do seu Centro de Estudos e de Investigação Musical (CEIM), que visa a investigação nas diferentes áreas da educação e do saber musical, bem como o apoio à formação de nível superior de professores de música, investigadores e outros interessados neste domínio específico da cultura musical.

Embora aberto a todos os interessados na investigação musical, o GuimaraMus 2018 dá especial atenção aos professores dos ensinos básico e secundário ligados à Educação Musical, assumindo-se como um espaço de formação contínua para estes profissionais. Nesse contexto, foi estabelecido protocolo com o Centro de Formação Francisco de Holanda (CFFH), de Guimarães, no sentido de acreditar os conteúdos deste Simpósio, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos professores de educação musical das suas escolas associadas e de outras.

Os temas a desenvolver abrangem diferentes áreas do saber musical: Estudos Musicológicos; Estudos Etnomusicológicos; Políticas Educativas e Pedagogia Musical; Estudos de Performance; Levantamento e Investigação dos riquíssimos acervos documentais, do Património Sineiro e da Iconografia Musical de Guimarães.

O primeiro dia do Guimaramus - Pensar a Música será ocupado com a apresentação de trabalhos relacionados com os temas genéricos propostos ou com as teses de mestrado e de doutoramento de jovens músicos recém graduados que se inscrevam para as submeter .

O segundo e terceiro dias serão preenchidos com comunicações de musicólogos convidados.

Neste encontro, os participantes terão a oportunidade de efetuar roteiros guiados ao património iconográfico-musical e património sineiro, privilegiando o contacto com instituições detentoras de acervos documentais e visitando uma torre sineira com carrilhão tradicional de (torre de Santuário de Nª Sª da Penha - Guimarães).

AC

 

TEMAS

  • Estudos Musicológicos

  • Estudos Etnomusicológicos

  • Políticas Educativas e Pedagogia Musical

  • Estudos de Performance

  • Som e Música Digitais / Arte Digital

  • Património Etnomusical

  • Património e tradições sineiras

  • A Música e as Artes: 

    • Iconografia Musical e Filatelia musical

  • Roteiro Musical

 

1. Todos os autores são convidados a apresentar uma proposta de comunicação oral numa das áreas do simpósio (Estudos Musicológicos, Estudos Etnomusicológicos, Políticas Educativas e Pedagogia Musical, Estudos de Performance ou Arte Digital).
2. A proposta de comunicação oral deve ser apresentada através de um resumo expandido da mesma, escrito segundo as normas da 6ª edição da APA, e em letra Arial Narrow, Tamanho 12, Espaçamento 1.5.
3. Cada proposta de comunicação oral deverá incluir:
    3.1. A indicação da área onde se insere a proposta (cf. 1.)
    3.2. A indicação se se trata de Resultados de Investigação ou de Reflexão Teórica e a definição do tema, objetivos, estratégias e conclusões.
    3.3. Nome, instituição de afiliação e/ou centro de investigação, endereço de e-mail (no caso de múltipla autoria, indicar os mesmos dados para todos os autores e colocar um asterisco a  seguir ao último nome do autor que fará a comunicação).
    3.4. Título, resumo expandido da proposta de comunicação oral, e até 5 palavras-chave
    3.5. O título, o resumo e as palavras-chave devem totalizar um mínimo de 3 000 e um máximo de 5 000 caracteres, incluindo espaços.
4. A proposta deverá ser feita em formato eletrónico e enviada em dois formatos, Word e PDF, para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
5. Apenas serão aceites, para apresentação oral e incluídas na programação do dia 11 de Maio, comunicações que garantam por escrito a presença de pelo menos um dos autores
6. A língua oficial do Simpósio é o português, podendo ser aceites comunicações em inglês, francês ou espanhol.
7. Dependendo da qualidade e quantidade das propostas recebidas, poderá ser publicado um livro de resumos das comunicações orais aceites.

 

PRAZOS

29 de Março – Prazo de envio da proposta de comunicação oral (resumo expandido) com indicação do orador
23 de Abril    – Prazo de resposta do painel de selecção (aceite, aceite condicionalmente com sugestões de melhoria, ou rejeitada)
  2 de Maio   – Prazo de envio das propostas condicionais melhoradas com indicação do orador
11 de Maio   – Apresentação Oral no Simpósio (10-12 min)

 

José Maria Pedrosa Cardoso (Jubilado da Universidade de Coimbra)

Maria Helena Vieira (Universidade do Minho / CIEC)

Luís Pipa (Universidade do Minho / CEHUM)

Adérito Marcos (Universidade Aberta / Artech-International)

Eduardo Magalhães (Jubilado do Instituto de Estudos Superiores de Fafe / CEIM / CESEM)

Sónia Duarte (Universidade Nova de Lisboa)

Tiago Manuel da Hora (Universidade Nova de Lisboa / INET-md) 

Ana Flávia Miguel (Universidade de Aveiro / INET-md))

Ricardo Vilares (SMG / Conservatório de Guimarães)