Ana Maria Liberal

 

Ana Maria Liberal é doutorada em História da Música, com distinção e louvor, pela Universidade de Santiago de Compostela, com a tese de doutoramento intitulada “A vida musical no Porto na segunda metade do século XIX: o pianista e compositor Miguel Ângelo Pereira (1843-1901) ”. É licenciada em Engenharia Civil e diplomada com o Curso Superior de Piano.

Lecciona na Escola Superior de Música, Artes e Espectáculo (ESMAE) do Instituto Politécnico do Porto e é investigadora associada do Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM) da Universidade Nova de Lisboa. É, ainda, membro do grupo de investigação "Estudos Interdisciplinares em Ciências Musicais", sedeado na Universidade Federal de Pelotas (UPel).

Efectuou a revisão musical das partituras Gradual de Eurico Tomás de Lima (2006) e Para os pequenos violoncelistas (2004) editadas pelo CESC – Centro de Estudos da Criança da Universidade do Minho. É autora do livro Club Portuense. Catálogo do Espólio Musical (Porto: Club Portuense, 2007) e co-autora, com Rui Pereira e Sérgio C. Andrade, dos três volumes de Casas da Música no Porto: para a história da cidade (Porto: Fundação Casa da Música em 2009-2011). Em 2014, com Rui Pereira, contribuiu com o artigo ‘Liszt in the Case: The Repertoire of Virtuosi Visiting Porto in the Late 19th Century’ para o livro «En pèlerinage avec Liszt»: Virtuosos, Repertoire and Performing Venues in the 19th-Century Europe, editado por Fulvia Morabito e publicado pela Brepols.

Ana Maria Liberal colabora regularmente com a Fundação Casa da Música na realização de palestras pré-concerto e concertos comentados, bem como na redacção de programas de sala. Desde Setembro de 2008, assina a rubrica "Estórias do Porto Musical” na revista O Tripeiro.

Os seus interesses enquanto musicóloga privilegiam a historiografia musical portuguesa, em especial a música no Porto e as relações musicais entre Portugal, a Europa e o Brasil nos sécs. XIX e primeira metade do séc. XX.

 

Conferência:

Sociedade de Quartetos (1874-1881), "uma sociedade destinada a propagar o gosto pela música clássica no Porto"