ACSC 2

 

Armindo Cachada é formado em Filosofia pelo “Instituto Studium Sedes Sapientiae (ISSS), de Fátima, e em Teologia pelo Instituto Superior de Estudos Teológicos (ISET), de Lisboa. É também diplomado em Jornalismo e Técnicas de Expressão pela Universidade de Ciências Políticas e Sociais de Estrasburgo (França) e frequentou ainda o Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA) em Lisboa.

No campo profissional trabalhou como jornalista nos diários portuenses Primeiro de Janeiro e Jornal de Notícias, neste último com funções de responsável da Redação da Filial do JN em Guimarães, durante vinte anos, além de outros jornais e rádios.

O seu percurso cultural está ligado ao associativismo sendo, desde 1992, Presidente da Direcção da Sociedade Musical de Guimarães (SMG), no seio da qual promoveu a criação da Academia de Música Bernardo Valentim Moreira de Sá, que funciona no âmbito desta instituição desde 1992 em regime de paralelismo pedagógico, com a atribuição de graus académicos.

Dentro desta instituição promoveu ainda e é responsável, desde 2003, pela organização bienal dos Simpósios Musicais de Guimarães bem como do Congresso Musical (2012) que se realiza de seis em seis anos.

Promoveu, igualmente, a criação do “CEIM – Centro de Estudos e de Investigação Musical” da SMG,  a cuja Direção preside, bem como do “Musicave – Portal Musical do Vale do Ave”, que visa a inventariação, estudo, tratamento e salvaguarda do património musical vimaranense e da região.

Foi também, durante nove anos (2004 a 2013), membro da Direção da Sociedade Martins Sarmento, sem dúvida a mais prestigiada instituição cultural de Guimarães.

No campo da investigação é autor de várias publicações sobre temas vimaranenses e outros, sendo também responsável pelas edições musicais da Sociedade Musical de Guimarães, nomeadamente a colecção temática sob o título “Pensar a Música”, que tem em preparação editorial o terceiro volume.

 

Conferência:

O toque dos sinos: património e tradições sineiras em Guimarães