Albano Guedes

Desde muito novo que se entusiasmou pela filatelia em simultâneo com um grande gosto pela música. Frequentou a escola da então Banda Filarmónica dos Guises, que se prolongou na Sociedade Musical de Guimarães, tendo aulas com o seu maestro, António Guise, filho de um dos irmãos fundadores. Mais tarde, frequentou as aulas do professor José Neves que o propôs para exame de solfejo no Conservatório de Música do Porto, em 1957. Continuou a estudar de uma forma autodidacta, ajudado por familiares e amigos, ao mesmo tempo que colaborava musicalmente com o conjunto musical Ritmo Louco, grupo que originou a Associação do Círculo de Arte e Recreio.
Interligando as duas paixões, a filatélica e a musical, começou a coleccionar selos com temática musical que ordenou numa sequência cronológica, associando-os à História e aos seus períodos musicais, criando pequenos textos contextualizadores. As lacunas que se percebem na narrativa filatélica devem-se à impossibilidade de aquisição dos selos que as preenchessem.
Profissionalmente, adquiriu o curso de técnico oficial de contas, profissão que sempre exerceu em Guimarães até 2008, ano em que se aposentou.

Conferência:

A História da Música em Selos