unnamed

Maria Helena Vieira é Professora Auxiliar da Área de Educação Musical no Departamento de Teoria da Educação, Educação Artística e Física do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

É Diretora do Mestrado em Ensino de Música e Membro do Conselho Científico do Instituto de Educação da Universidade do Minho. Faz parte, na mesma universidade, da Comissão Diretiva do Doutoramento em Estudos da Criança como Responsável pelo Itinerário de Estudos Artísticos, cargo que também exerceu entre 2009 e 2013 na mesma universidade.

É membro do Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) e os seus interesses de pesquisa são a pedagogia, as didácticas, o currículo e as políticas educativas do ensino da música, áreas em que orientou já dezenas de alunos de mestrado e vários alunos de doutoramento, nacionais e internacionais.

Nas suas publicações encontram-se vários livros, capítulos, artigos em revistas nacionais e internacionais com revisão de pares e numerosas comunicações por convite, no país e no estrangeiro.

 

Conferência:

Perspectivas curriculares sobre o ensino da música em Portugal: interpretando o palimpsesto