JoseEduardoMartins

 

José Eduardo Martins nasceu em 1938 na cidade de São Paulo, onde começou seus estudos com o professor russo José Kliass. Mais tarde, trabalhou durante alguns anos em Paris, com Marguerite Long e Jean Doyen.

Como pianista, realizou ciclos com as integrais de Debussy, J-P. Rameau, Moussorgsky e Francisco de Lacerda. Apresentou, igualmente, em primeira audição absoluta, cerca de 130 composições contemporâneas de autores de diversos países.

O pianista tem 22 CD gravados na Bélgica, Bulgária e Portugal, e lançados pela Labor (U.S.A.), PKP (Bélgica), Portugaler (Portugal) e sobretudo pelo selo De Rode Pomp, da Bélgica Flamenga.

É autor de diversos livros sobre música, de quase uma centena de artigos publicados em diversas revistas e periódicos de vários países, e realiza, paralelamente, edições críticas das obras do compositor romântico brasileiro Henrique Oswald (1852-1931), por ele redescoberto. É também Doctor Honoris Causa pela Universidade Constantin Brancusi da Roménia e Académico Honorário da Academia Brasileira de Música.

Recebeu em Bruxelas, em 2004, na Embaixada do Brasil, a Ordem do Rio Branco. Em 2011, foi agraciado com a comenda “Officier dans l’Ordre de La Couronne”, outorgada por Sua Majestade Alberto II, Rei dos Belgas.